À procura da inovação académica

Jorge Delgado, CEO da  Compta, em Miraflores. FOTO TM

Jorge Delgado, CEO da Compta, em Miraflores. FOTO TM

À procura da inovação académica

Chama-se High School Innovation Summit, surge a partir da iniciativa de um conjunto de parceiros empresariais, académicos e institucionais, e promete desafiar o espírito inovador dos estudantes do ensino secundário da região do Médio Tejo. As candidaturas decorrem até 7 de março.

05.03.2016 | Por Cátia Mateus

O Tecnopólo do Vale do Tejo recebe a 6 de abril o High School Innovation Summit 2016, uma iniciativa que visa desenvolver e promover a Região do Médio Tejo, aproximando a comunidade académica ao nível do ensino secundário e superior e o mercado empresarial. Mas antes da iniciativa, a tecnológica Compta, através da plataforma de inovação Lusídeias (especializada na conversão de ideias tecnológicas em soluções reais), uniu-se à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes para promover um concurso de ideias de produtos e serviços, direcionado aos estudantes do ensino secundário da região. A competição tem candidaturas a decorrer até 7 de março e antecipará o High School Innovation Summit 2016, cuja organização resulta de uma parceria conjunta da Compta, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Abrantes, o Tagus Valley e vários outros parceiros empresariais, entre os quais se somam a IBM e a SoftInsa.

À Compta, através da plataforma Lusídeias, e à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes caberá a função de catalisar as propostas submetidas pelos estudantes do ensino secundário, tendo sempre como fico o seu potencial de conversão em soluções reais. O concurso premiará as melhores ideias de produtos e serviços com bolsas de estudo e estágios profissionais. “O 2016 High School Innovation Summit foca-se no triângulo virtuoso de transformação de conhecimento em valor: ensino secundário/politécnico, comunidade empresarial, mercado/população”, explica Jorge Delgado, presidente da Comissão Executiva da Compta, enfatizando que esse triângulo será dinamizado pela plataforma Lusídeias. Segundo o presidente, “o nosso projeto, materializado online, disponibiliza não apenas as ferramentas necessárias à apresentação de ideias, mas também um conjunto integrado de condições e funcionalidades que visam fomentar parcerias e apoios”.

A plataforma Lusídeias tem atualmente uma equipa dedicada em exclusivo a apoiar a materialização das melhores propostas submetidas, “mas também envolve estímulos à co-criação de startups e ao crowdsourcing, o que vai de encontro às ligações com a comunidade ambicionadas pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar”, realça reforçando que, a título complementar, o próprio universo Compta tem uma ligação próxima às comunidades académicas através de várias oportunidades de colaboração e estágio. Este concurso de ideias é o elemento nuclear da iniciativa High School Innovation Summit 2016, que agrega outras iniciativas pensadas para potenciar o desenvolvimento dos projetos finalistas. Estão previstos vários workshops e “demos tecnológicas” e um seminário  – “Um projeto Lusídeias na primeira pessoa” – compõem o plano de iniciativas do evento.

Logo Lusideias

ou

Entra com os teus acessos

ou    

Esqueceste-te dos teus dados?